Destino e Viagem

Salvador-BA

Salvador

Salvador é um verdadeiro caldeirão, de raças, culturas, religiões e estilos que atrai os brasileiros e estrangeiros. É mais uma daquelas cidades brasileiras que apaixonam tanto os que vem de outros países que estes em algumas ocasiões resolvem fazer de Salvador a sua casa.

Terra de grandes manifestações populares, a cidade efervesce no verão e multidões são atraídas para o seu carnaval e também pelas festas religiosas.

A cidade é dividida em cidade alta e cidade baixa e cidade alta, e nesses dois patamares vemos que o passado e o presente, daquela que foi a primeira capital do Brasil, convivem em harmonia.

Na parte alta encontramos o Pelourinho, a alma da Bahia, bairro histórico tombado pela UNESCO e considerado Patrimônio da Humanidade. Nas suas ruas e vielas o casario do século XVII e XVIII são sede de museus, terreiros de candomblé e Igrejas, com a de São Francisco, uma obra barroca que é considerada  a mais rica do país. Erigida em 1723, tem em seus altares centenas de quilos de ouro que ornam o templo e seu balaustrado é todo em jacarandá negro.

Ao todo são mais de 800 edificações e por elas o fluxo de turistas é intenso.

Salvador-BA

 

Para ter acesso à cidade baixa o turista deve pegar uma carona no Elevador do Lacerda, que dá uma boa vista panorâmica da cidade baixa e é um dos símbolos da cidade. Inaugurado em 1872 e tendo 72 metros de altura é a ligação entre a Praça Tomé de Souza á Praça Cairu na parte baixa, e aí se encontra o Mercado Modelo.

Na Cidade Baixa há a famosa Igreja do Senhor do Bonfim, igreja que data de 1772 e tem em seu estilo barroco no exterior e no interior uma decoração neoclássica. Impressionam a imagem do senhor do Bonfim no altar-mor e a pintura do forro feita por Antônio Velasco.

O elevador foi reformado em 2002, e com a reforma ganhou um novo sistema de iluminação e janelas panorâmicas que dão uma bela visão do cais do porto e do mercado. O Lacerda é composto por quatro terminais e o tempo de viagem é em média de 30 segundos.

É na cidade baixa que se tem acesso ás praias, como a do Porto da Barra que é bastante movimentada.

Salvador-BA

No geral as praias do centro não são próprias para banho, mas seus calçadões são excelentes para passeios. A exceção fica a cargo das praias do Porto da Barra e Farol da Barra, ambas com águas calmas e límpidas. Esta última é muito famosa, palco de grandes comemorações em Salvador como o Réveillon, abriga o Forte de Santo Antônio. O calçadão é bastante frequentado e há no entrono ótimos restaurantes e bares. A Praia do Farol da Barra ainda oferece sempre uma maré baixa e piscinas naturais que são um convite ao banho de mar.

Um passeio diferente para quem vai a Salvador é uma vista a Ilha dos Frades. Passeios diários de escuna dão acesso à ilha que fica a duas horas do continente. A ilha tem apenas 2 km de extensão, mas é um lugar de águas cristalinas ideias para a prática de esportes náuticos e para fugir um pouco da cidade grande.

A ilha, que foi fundada por frades nos século XVII, tem em seu território a pequena capela em honra a Nossa Senhora de Guadalupe que está no alto de um morro com um belo mirante.

O acesso se dá por uma escadaria, mas uma vez lá em cima a vista é prodigiosa e ainda há bancos para o descanso e para aproveitar o panorama.

A Praia de Itapuã, imortalizada em música, é mais afastada do centro e possui águas calmas e cristalinas. O Bairro do Rio Vermelho é lugar da boemia e lá estão os melhores e mais famosos acarajés de Salvador.

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *