Destino e Viagem

Capitólio-MG

O mar em Minas – Capitólio

Minas Gerais é um mundo particular. Erra quem pensa que Minas é apenas pão de queijo ou somente a boa roça.

A prova de que Minas é um lugar ser explorado e conhecido, é a cidade Capitólio.

Há cerca de 283 quilômetros de Belo Horizonte e próxima a cidades como Guaxupé e Poços de Caldas que fazem parte do imenso Sul de Minas, Capitólio é cidade mineira que prova que Minas Gerais tem mar!

A cidade abriga a grande represa de Furnas, e como consequência a região possui enormes lagos com cor verde-esmeralda. A região foi presenteada com 1440 km² de um espelho d’água que é considerado um dos maiores do mundo quando o assunto é lagos artificiais. Para termos ideia da imensidão os lagos de Furnas são quatro vezes maiores que a Baía de Guanabara.

Imagine todos esses lagos emoldurados por belos cânions que chegam altura de 20 metros, grutas e cachoeiras.

Para aproveitar bem o passeio é imprescindível fazer passeios com embarcações que servem como guias, e nesses passeios há muitas paradas e a mais famosa delas é a Lagoa Azul que um verdadeiro cartão postal.

Para além dos passeios aquáticos, para quem deseja uma vista panorâmica da região, a pedida é o Morro do Chapéu que possui 1293 metros de altura. Há ainda trilhas que conduzem a quedas d’água como a queda do Grito e do Poço Dourado.

Cachoeira Lagoa Azul

Capitólio-Cachoeira Lagoa Azul

Se fosse definir em uma palavra a definiria com estonteante. Um visual típico de cartões postais a região da Lagoa Azul é composta por águas cristalinas e a queda dá um efeito na água que apresenta cores entre o verde e o azul.

Vale a pena um passeio de escuna por toda localidade, os passeios saem da pousada que leva o nome da cachoeira. No passeio ainda é possível passar por cânions e pela Cachoeira Cascatinha. Há inda a possibilidade de fazer o mesmo caminho por trilha. Nos dois passeios é necessário pagar uma taxa de preservação para garantir a entrada.

Morro do Chapéu

Morro do Chapéu-Capitólio-MG

Uma vista que mais do que guardar em fotos, deve ser guardada na memória. O Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos da cidade, e conta ainda com uma gama de espécies de flores e também nascentes e cachoeiras.

Do morro a visão de Furnas é privilegiada e ainda é possível avistar cidades vizinhas.

Ainda é possível aproveitar o passeio e conhecer a Cascata Eco Parque. Primeiro faz-se uma trilha que é diferente de das tradicionais. Na viagem de ida o passeio é por cima das cachoeiras e no retorno a passagem é pelo interior das quedas o que possibilita uma visão única das piscinas naturais e cachoeiras.

 

Trilha do Sol

Trilha do Sol
Trilha do Sol

Para quem deseja caminhar e se encantar, a Trilha do Sol conduz a um caminho repleto de piscinas naturais e cachoeiras, como as do Grito e do Poço Dourado. E para aquele descanso após a caminhada a pousada oferece o serviço de redário e há também restaurante no local.

Para quem quer mais aventura pode aproveitar e praticar rapel e dar uma passada no Escorregador de Pedra.

Outro dado interessante, a região possui áreas exclusivas para os que praticam naturismo. Para fazer uma visita é necessário agendamento, já que todas as visitas são guiadas.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *