Destino e Viagem

Arraial do Cabo-Rj

Um mergulho em Arraial do Cabo.

O litoral do Estado do Rio de Janeiro é uma verdadeira riqueza. Belas praias, agito e muitos lugares para práticas de esportes náuticos.

Mas Arraial do Cabo é um lugar especial. Primeiro porque embora esteja próxima a cidades mais badaladas e agitadas como Búzios e Cabo Frio, mantém suas características de vilarejo de pescadores. Mês na alta temporada o arraial é um lugar repleto de tranquilidade. Então já deixo a diga logo de cara, se você quer fugir do lugar comum e da efervescência dos lugares mais movimentados, seu lugar na calmaria que o lugar inspira.

É possível encontrar em Arraial do Cabo aquelas belas paisagens que fazem parte do litoral brasileiro, como dunas, lagoas e praias onde a água do mar é cristalina cercada de uma linda vegetação e com belos mirantes de onde é possível ter uma visão panorâmica desde pequeno paraíso.

A cidade costeira é um destino muito procurado por mergulhos e conta com umas das melhores áreas de mergulho do país e tem como pontos principais as Ilhas do Farol e dos Porcos e também a Gruta Azul.

Os passeios de barco são sensacionais, onde o viajante encontrará belas paisagens e um roteiro com muitas Ilhas e a um preço bastante acessível.

E falando em preço acessível, essa é uma outra característica interessante de Arraial do Cabo, os valores de pousadas, bares, restaurantes e passeios é bastante acessível em relação aos valores encontrados nas cidades da região. Porém não espere por luxo, as instalações da cidade são bastante modestas e simples.

Mas esta simplicidade toda é compensada pela hospitalidade e também pela deliciosa comida a base de frutos do mar que é a especialidade dos estabelecimentos.

 Atrações para mergulhadores

As condições para mergulho são muito favoráveis. As águas cristalinas, a vida marinha pujante e diversa e mais de 1.200 pontos para mergulho, entre eles naufrágios, fendas, grutas e Lages tornam Arraial do Cabo um dos pontos de mergulho mais procurados do Brasil.

Arraial do Cabo

Além das Ilhas do Farol, dos Porcos e a Gruta Azul, os praticantes de mergulho também encontram diversas atrações no Saco do Cherne e Cordeiro e nas Praias do Forno e Ponta d’Água.

Aos que querem um pouco de história e buscam também passeio em família vale uma visita ao museu de Oceanografia onde se encontram instrumentos de navegação, o esqueleto de uma baleia e também objetos de naufrágios.

Embora tenha um pequeno acervo o museu é bastante procurado, junto às peças em exposição há também apresentações multimídia sobre a vida marinha e um simulador de navegação.

Praias

Uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol, que fica na Ilha de Cabo Frio que pertence a Arraial e é acessada somente via embarcações. Outra informação importante é que para desembarcar na ilha é necessária uma autorização prévia da Marinha do Brasil que emite do documento na própria cidade.

A viagem até lá a Praia do Farol dura 40 minutos e na ilha o visitante encontrará belas dunas e um ambiente propício à pesca e mergulho.

Arraial do Cabo

A Prainha é uma das praias mais frequentadas e conta com quiosques em uma área urbanizada. É local de águas mansas, ideal para famílias levarem suas crianças.

Para quem quiser explorar, a partir da Prainha há uma trilha que conduz à Praia da Gracinha.

Há 4 km do Centro temos a Praia do Pontal do Atalaia que conta com um acesso por uma escada que possui 255 degraus, então é preciso um pouquinho de fôlego para vencer esses degraus a partir do morro do Atalaia.

Com uma vista encantadora a partir das escadas é possível avistar a Ilha do Farol e ter uma vista panorâmica digna de cartão postal. Vale a pena ver o por do sol do alto das pedras que ficam a 180 metros de altura.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *